Título do projeto: Impacto da ingestão de canela (Cinnamomum verum) sobre marcadores de envelhecimento e saúde: enfoque na fisiologia feminina

A menopausa geralmente ocorre nas mulheres com idade entre 40 e 58 anos, sendo a média de aproximadamente 52 anos. Na menopausa ocorre exaustão folicular completa ou quase completa, resultando em alterações hormonais que levam à interrupção da menstruação. Associado à essas alterações naturais e com o avançar da idade a incidência de sobrepeso e obesidade tende a aumentar. A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de tecido adiposo branco no indivíduo, sendo a sua principal causa o desbalanço energético entre calorias consumidas e calorias gastas, podendo ser modulada pela ação de diferentes hormônios. O acúmulo de gordura e/ou alteração na sua distribuição, portanto, são fatores que contribuem para o aumento da ocorrência de distúrbios metabólicos, como alteração nos marcadores de colesterol, aumento da glicose no sangue, hipertensão arterial e outros.

Sendo assim, a busca por alternativas que possam atenuar o aumento de peso e as comorbidades relacionadas à obesidade, sobretudo no período da pós-menopausa é extremamente importante. Visto que, o uso de terapia de reposição hormonal ainda é muito questionado devido aos seus diversos efeitos colaterais.

Uma opção natural, com diversas propriedades e capacidade preventiva e terapêutica para muitas doenças, é a canela. Dentre os efeitos mais bem descritos dessa especiaria na literatura está a sua ação hipoglicemiante, atuando como um mimetizador da ação da insulina ou potencializador dos seus efeitos. Também existem trabalhos que mostram que a canela é capaz de melhorar a saúde cardiometabólica incluindo a resistência à insulina, hiperlipidemia, hipertensão, obesidade e outros.

Nosso laboratório já vem estudando os efeitos da canela, sobretudo sobre a função tireoidiana, já com publicações científicas relacionadas ao tema. Atualmente, neste projeto, temos o objetivo de avaliar o impacto da suplementação com canela (Cinnamomum verum) sobre parâmetros relacionados ao envelhecimento metabólico em modelo animal (com ratas castradas, mimetizando a menopausa) e em humanos (com mulheres na pós-menopausa) com sobrepeso ou obesidade.

Este estudo faz parte do projeto de doutorado da aluna Ana Luiza Sant’ Anna Romero, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biomédicas da UFF.

Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabologia

Copyright 2025 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content