Faça a sua horta

Já pensou em ter uma hortinha em casa?

Neste espaço, iremos apresentar algumas dicas, benefícios e explicações de se ter uma horta caseira. Então, acompanhe aqui e venha colocar essa ação em prática, porque nada melhor do que consumir alimentos bem fresquinhos!

Introdução

Atualmente, a maioria dos alimentos que consumimos possuem em sua composição agrotóxicos, transgênicos e alguns aditivos de forma a aumentar a vida útil desses alimentos. Todavia, a adição desses químicos na nossa alimentação, contribui para o desenvolvimento de hipertensão, diabetes, câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis.

No entanto, existem alguns produtos no mercado que estão livres dessas adições, porém, eles possuem um custo elevado e não são acessíveis para toda população. Sendo assim, existem algumas estratégias para você consumir alimentos livres desses químicos e contribuir positivamente para sua saúde e a do meio ambiente. E é aí que entra a horta caseira, abaixo seguem alguns benefícios e como você pode fazer para tê-la na sua casa.

Benefícios

Ter uma horta dentro de casa, contribui para uma alimentação mais natural, saudável e nutritiva, reduzindo o surgimento de algumas doenças e prolongando sua longevidade. Ela também é vantajosa pela praticidade no seu cotidiano, já que, você sempre terá em casa, os temperos que mais usa para preparar suas refeições.  

Além disso, a hortinha possui um ótimo custo benefício, pois você economizará nas compras dos alimentos que decidir cultivar. Por um outro lado, ter uma horta em casa te deixa mais disposto e realizado na preparação de suas refeições, é um excelente passatempo, deixa o ambiente perfumado, além de ser uma ótima forma de decoração. Além de não ser necessário um espaço grande para a plantação, podendo ser feito em apartamentos e casas pequenas.

O que plantar?

Os temperos são, normalmente, os principais alimentos cultivados nas hortas caseiras. Dentre eles podemos citar a salsinha, cebolinha, orégano, manjericão, coentro, hortelã, alecrim, e muitos outros.

No entanto, também podemos plantar alguns outros alimentos, no qual podemos usar em saladas e em diversas preparações, como por exemplo, alface, cebola, tomate, cenoura, entre outros, porém, esses exigirão um espaço mais amplo.

Dicas e cuidados para a plantação

  • A plantação pode ser feita em vasos de plástico (polipropileno), vasos de barro, garrafas pet, potes reaproveitáveis como os de manteiga e sorvete, latas, entre outros. Porém, é preciso respeitar o tamanho das raízes e escolher um habitat adequado para cada planta. No entanto, o compartimento escolhido precisa conter furos na base para favorecer o escoamento de água e evitar o apodrecimento das raízes.
  • É necessário luz natural para o desenvolvimento de grande parte das hortaliças. No entanto, não é necessário ter uma varanda para o cultivo. Basta você analisar o horário e o ambiente que mais bate sol dentro da sua casa, e definir o melhor local. Portanto, se você tem um quintal, ótimo, é um bom lugar para fazer sua plantação. Mas, caso você não tenha ou more em apartamento, procure colocar próximo a sua janela, por exemplo.
  • Escolha os alimentos que você realmente se identifica com o paladar, pois você já tem uma relação de afeto com tal, e o cuidado é essencial.
  • Regue sua horta de manhã cedo ou ao anoitecer, com água em temperatura ambiente. Evite regar o plantio em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. E evite também molhar durante a noite, já que, nesse período a absorção da água é menor. Ao regar, molhe a base da planta e não é necessário regar as folhas.
  • Respeite a particularidade de cada planta.
  • Verifique quando o adubo precisa ser trocado.

Como plantar?

Primeiramente, escolha o local e o compartimento que você preferir para sua plantação. Em seguida, siga alguns passos antes de inserir de fato o seu tempero no vasinho. São eles:

  • Coloque uma camada de argila expandida (uma espécie de pedrinhas, normalmente utilizadas para decoração de jardins), pedriscos ou brita, elas são importantes para controlar a umidade e evitar que a água fique depositada no fundo.
  • Coloque por cima das pedras, uma camada de malha fina como por exemplo a manta de bidim, que é um material especifico para o plantio. Caso não encontre, pode ser usado um tecido tipo feltro que tem uma textura parecida com a manta, ou um filtro de café, ou areia parecida com a que encontramos em lagos. O importante é que, essa camada fique por cima das pedrinhas antes de colocar a terra de fato, pois isso evita que quando você regue sua horta a terra escorra para as pedras e não haja perda dos nutrientes presentes nela.
  • Coloque a sua terra adubada e deixe o ambiente perfeito pra sua plantinha.
  • Por fim, coloque sua mudinha, cumpra todos os cuidados, aguarde seu crescimento e consuma à vontade.

Conclusão

Vimos que, ter uma horta caseira contribui positivamente para a saúde, reduz os gastos, e nos aproxima da natureza. Dessa forma, fica acessível ter uma alimentação mais natural, concordam?  

Sendo assim, convido você a colocar essa ação em prática. E para isso vou deixar outras imagens para inspirar. Espero que tenha gostado, se interessado e entendido as vantagens e a importância de ter uma alimentação mais saudável. 

Qualquer dúvida entre em contato conosco, estamos dispostos a te orientar. E fique ligado em nossas outras dicas!

Fonte: COELHO; BÓGUS. Vivências de plantar e comer: a horta escolar como prática educativa, sob a perspectiva dos educadores. Saúde Soc. São Paulo, v.25, n.3, p.761-771, 2016.

Alves, Bianca. Revista Casa e Jardim, 2019.

Publicado: junho de 2020.

Laboratório de Fisiologia Endócrina e Metabologia

Copyright 2024 - STI - Todos os direitos reservados

Skip to content